Energy Flavor - Probiótico e Detox






Apresentação





Energy Flavor (Marca Registrada) é uma bebida composta de Frutas e Ervas, com propriedades colaborativas à boa saúde, desde que acompanhada por hábitos saudáveis e dosagens equilibradas, e em casos de predisposição de doenças que sejam sensíveis a algum dos componentes, ou da composição final da bebida, devem buscar orientação de um profissional de saúde (Médico, Nutricionista, Geriatra, pediatra, ou outro que esteja ligado às condições de saúde do consumidor, e que ofereçam restrições a estes componentes de cada bebida).
Com exceções constantes nos rótulos, quase todas as bebidas da linha Energy Flavor são fermentadas de forma natural, em ambiente e temperatura controlados, por processos inerentes ao objetivo e sabor de cada bebida.
Embora algumas contenham aditivos como Guaraná, Hibisco, ou ìlex paraguayensis (erva mate) em sua formulação, não podem ser considerada como “Energéticos”, segundo determinação da ANVISA, e sim “Bebidas com propriedades energéticas”, e Probióticas, de acordo com sua apresentação final.




Energy Flavor é, antes de mais nada, uma bebida viva, e seus ingredientes e efeito transformado pela fermentação, oferecem propriedades alimentares que favorecem o bom funcionamento do corpo, atuando especialmente no sistema digestório, pela presença de Gás carbônico natural, cepas vivas de levedura (Saccharomyces cerevisiae levedura ), que poderão favorecer a boa digestão, como contribuírem para uma saúde equilibrada.
Não se trata de um Refrigerante, e seu sabor pode assemelhar-se mais à de Água Mineral gaseificada, ou mesmo lembrar levemente de algumas cervejas, e embora sejam produzidas por processos semelhantes, e com água mineral sem gás, ao contrário das cervejas, são completamente isentas de Glúten ou Sacarose. Importante frisar que também não contém Lactose, e o teor alcoólico resultante é inferior a 0,35% ( limite para ser considerada bebida alcoólica), e por serem de origem vegetal (com exceção do Mel único adoçante utilizado, exceto o da própria fruta, são utilizadas apenas Frutas e Ervas na composição das bebidas.
Energy Flavor possui atualmente a produção artesanal, e as vendas são limitadas à região da Grande Florianópolis, mas já estão sendo viabilizadas condições para produção em escala industrial, de alguns sabores, o que possibilitará o acesso ao grande mercado brasileiro e internacional, que busca esse tipo de produto como substituto de bebidas tipo “Fast Food”, e pouco saudáveis.
(Texto - Divulgação)

A Fermentação

        Uma mudança química em matéria animal e vegetal provocada por leveduras microscópicas, bactérias, ou mofos é  chamada de fermentação. Exemplos de fermentação são o azedamento de leite, o crescimento da massa de pão, e a conversão de açúcares e amidos em álcool. Muitas substâncias químicas industriais e vários antibióticos usados em medicamentos modernos são produzidos através de fermentação sob condições controladas.
        O resultado da fermentação é que uma substância seja  quebrada em compostos mais simples. Em alguns casos a fermentação é usada para modificar um material cuja modificação seria difícil ou muito cara se métodos químicos convencionais fossem escolhidos. A fermentação é sempre iniciada por enzimas formadas nas celas dos organismos vivos. Uma enzima é um catalisador natural que provoca uma mudança química sem ser afetado por isto.

        A levedura comum é um fungo composto de minúsculas celulas tipo vegetais similares às bactérias. Suas enzimas invertase e zimase quebram  açúcar em álcool e gás carbônico. Elas crescem o pão e transformam suco de uva em vinho. Bactérias azedam o leite produzindo ácidos láctico e buturico. Celulas do corpo humano produzem enzimas digestivas, como pepsina e renina que transformam comida em uma forma solúvel.

        Os produtos de fermentação foram usados desde a antiguidade. Habitantes das cavernas descobriram que a carne emvelhecida tem um sabor mais agradável que a carne fresca. Vinho, cerveja, e pão são tão velhos quanto a agricultura. Queijo, que envolve a fermentação de leite ou creme é outra comida muito antiga. O valor medicinal de produtos fermentados é conhecido de há muito tempo. Os chineses usavam coalho de feijão-soja mofado para curar infecções de pele há 3.000 anos atrás. Os índios da América Central  tratavam feridas infetadas com fungos.

 A verdadeira causa de fermentação, porém, não era compreendida até o século XIX. O cientista francês Louis Pasteur, enquanto estudando problemas dos cervejeiros e vinicultores da França, encontrou que um tipo de levedura produz vinho bom, mas um segundo tipo torna-o azedo. Esta descoberta conduziu à teoria da origem de doenças de Pasteur .

        A química das fermentações é uma ciência nova que ainda está em suas fases mais iniciais. É a base de processos industriais que convertem matérias-primas como grãos, açúcares, e subprodutos industriais em muitos produtos sintéticos diferentes. Cepas cuidadosamente selecionadas de mofos, leveduras e bactérias, e são usadas.

        A Penicilina é um antibiótico que destrói muitas bactérias causadoras de doenças. É derivado de um mofo que cresce em uma mistura fermentativa de substâncias cuidadosamente selecionadas para este propósito. A Penicilina industrial e muitos outros antibióticos se tornaram uma área muito importante da indústria farmacêutica.
        O Ácido cítrico é uma das muitas substâncias químicas produzidas por microorganismos. É usado em limpadores de metal e como um preservativo e agente de sabor em alimentos. O Ácido cítrico é responsável pelo sabor azedo de frutas cítricas. Poderia ser obtido delas, mas necessitaria muitos milhares de frutos para produzir a quantia de ácido cítrico atualmente feita pela fermentação de melado com o mofo Aspergillus niger.

        Um produto de fermentação, Terramicina, é adicionado a rações animais para acelerar o crescimento dos animais e os proteger de doenças. Certas vitaminas são feitas através de fermentação de mofos; e as próprias enzimas, extraídas de vários microorganismos, têm muitos usos na fabricação de alimentos e medicamentos.

Extraído da Enciclopédia Interativa Compton, Compton’s NewMedia, Inc.



Energy Flavor é produzido e engarrafado artesanalmente por Vovô paulinho lanches Ltda – Águas Mornas, SC – CNPJ 18179921/0001-29 – Contato (48) 999 61 1546

PARECER TÉCNICO SOBRE A BEBIDA ENERGY FLAVOR
Nutricionistas Responsáveis: Cibelle Adriana de Souza CRN 10/5360 e Luíza Möller Knoll CRN10/5930
Parecer Técnico: é um documento onde o profissional pode emitir sua opinião técnica, conselho ou sugestão. Tendo em vista que um parecer é realizado com o a constatação de um laudo técnico, este parecer pode ainda sofrer alterações após está análise laboratorial do produto em questão. Esse parecer irá constar as propriedades nutricionais de todos os ingredientes, benefícios para a saúde e público alvo para consumo do produto.

1) ENERGÉTICA:
Erva mate = Cafeína, antioxidantes, potássio, aminoácidos e vitaminas, diurética;
Guaraná = Taninos, cafeína, flavonoides, sais minerais e vitamina B1;
Hibisco = Antioxidantes, anti-inflamatório, flavonoides, anteocianinas, diurética;
Limão = Vitamina C, diurético,, antibacteriano, digestivo, bioflavonóides, pectina, magnésio, ácido cítrico, limoneno;
Mel = Antibacteriano, anti-inflamatório, antisséptico, antibiótico, cicatrizante, produz glicogênio (reserva de energia), antiviral, reduz estresse metabólico;
Sal marinho = Atua como realçado de sabor, rico em cálcio, potássio, ferro;
Hortelã = Digestiva, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, Vitaminas A, B6, C, E e K;
Pimenta dedo de moça = anti-inflamatória, digestiva, antioxidantes, Vitamina A, C e E, flavonoides, capsaicina.

Benefícios para a saúde: Bebida energética devido ao conteúdo de estimulante da cafeína, podendo ser ingerida antes de praticar atividade físicas ou no período da manhã para ter disposição. O mel possuí a capacidade de produzir glicogênio, trazendo mais energia para o seu dia a dia e melhora do estímulo para praticar atividade, devido a reserva energética. O fortalecimento do sistema imune acontece através do poder antioxidante de todos os nutrientes naturais contidos, dando ênfase ao alimento de verdade e não a corantes artificiais e conservantes alimentares. O conteúdo de vitaminas e sais mineiras nos trazem benefícios para principalmente o combate aos radicais livres e o stress diário do dia a dia. A capsaisina atua diretamente como um protetor cardiovascular, promove também aumento de calor, estímulo de neurônios, acelera o metabolismo promove a melhora da circulação sanguínea o que é um ótimo aliado de praticantes de atividade física e atletas. O limoneno tem um fator chave na síntese do colesterol ,atuando diretamente nos vasos sanguíneos, auxiliando ainda mais na prevenção de doenças cardiovasculares. Está bebida pode auxiliar na perda de peso.

Público alvo: Praticantes de atividades físicas, atletas e adultos. Exceto gestantes e crianças. Está bebida possuí um tero anto de cafeína e estimulantes, não deve ser ingerida após as 16:00 horas, podendo atrapalhar no sono durante a noite.


2) ENERGY FLAVOR FERMENTADA:
Erva mate = Cafeína, antioxidantes, potássio, aminoácidos e vitaminas, diurética;
Guaraná = Taninos, cafeína, flavonoides, sais minerais e vitamina B1;
Hibisco = Antioxidantes, anti-inflamatório, flavonoides, anteocianinas, diurética;
Limão = Vitamina C, diurético,, antibacteriano, digestivo, bioflavonóides, pectina, magnésio, ácido cítrico, limoneno;
Mel = Antibacteriano, anti-inflamatório, antisséptico, antibiótico, cicatrizante, produz glicogênio (reserva de energia), antiviral, reduz estresse metabólico;
Sal marinho = Atua como realçado de sabor, rico em cálcio, potássio, ferro;
Hortelã = Digestiva, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, Vitaminas A, B6, C, E e K;
Pimenta dedo de moça = anti-inflamatória, digestiva, antioxidantes, Vitamina A, C e E, flavonoides, capsaicina.

Está bebida possuí os mesmo ingredientes e benefícios acima, tendo como diferencial o processo de fermentação a frio. A fermentação a frio trata-se de uma técnica natural, em uma temperatura a frio, preservando os benefícios a saúde. A fermentação faz que os nutrientes, estejam mais acessíveis a absorção, trazendo benefícios para a digestão e imunidade pois age diretamente no trato digestivo.

Benefícios para a saúde: Bebida energética devido ao conteúdo de estimulante da cafeína, podendo ser ingerida antes de praticar atividade físicas ou no período da manhã para ter disposição. O mel possuí a capacidade de produzir glicogênio, trazendo mais energia para o seu dia a dia e melhora do estímulo para praticar atividade, devido a reserva energética. O fortalecimento do sistema imune acontece através do poder antioxidante de todos os nutrientes naturais contidos, dando ênfase ao alimento de verdade e não a corantes artificiais e conservantes alimentares. O conteúdo de vitaminas e sais mineiras nos trazem benefícios para principalmente o combate aos radicais livres e o stress diário do dia a dia. A capsaisina atua diretamente como um protetor cardiovascular, promove também aumento de calor, estímulo de neurônios, acelera o metabolismo promove a melhora da circulação sanguínea o que é um ótimo aliado de praticantes de atividade física e atletas. O limoneno tem um fator chave na síntese do colesterol ,atuando diretamente nos vasos sanguíneos, auxiliando ainda mais na prevenção de doenças cardiovasculares. Está bebida pode auxiliar na perda de peso.

Público alvo: Praticantes de atividades físicas, atletas e adultos. Exceto gestantes e crianças. Está bebida possuí um tero anto de cafeína e estimulantes, não deve ser ingerida após as 16:00 horas, podendo atrapalhar no sono durante a noite.

3) BEBIDA DE GENGIBRE:
Gengibre = Anti-inflamatório, antioxidante, termogênico, bactericida, desintoxicante, digestivo, rico em gengirol.
Abacaxi = Vitamina C, anti-inflamatório, bromelina, antioxidante, Fibras, diurético e betacaroteno;
Limão = Vitamina C, diurético, antibacteriano, digestivo, bioflavonóides, pectina, magnésio, ácido cítrico, limoneno.

Benefícios para a saúde: O limoneno tem um fator chave na síntese do colesterol , atuando diretamente nos vasos sanguíneos, auxiliando ainda mais na prevenção de doenças cardiovasculares. A bromelina está presente no abacaxi e é uma enzima muito importante no auxílio a saúde do intestino, ela ajuda na quebra de proteínas alimentares de difícil digestão, principalmente as presentes nas carnes em geral. O fortalecimento do sistema imune acontece através do poder antioxidante de todos os nutrientes naturais contidos, dando ênfase ao alimento de verdade e não a corantes artificiais e conservantes alimentares. O conteúdo de vitaminas e sais mineiras nos trazem benefícios para principalmente o combate aos radicais livres e o stress diário do dia a dia. A pectina contida no limão forma um gel no intestino, agindo como um facilitador intestinal, melhorando o transito intestinal e ajudando na síntese de glicose e colesterol. Atuando diretamente em doenças como Diabetes Mellitus e Doenças Cardiovasculares. O gengibre possuí gengirol um poderoso relaxante do sistema gastro intestinal, facilitando ainda mais o transito intestinal, absorção de nutrientes e sensação de leveza após o consumo, devido a sensação de bem estar causada. Está bebida pode auxiliar na perda de peso.

Púbico alvo: Todas as idades, não havendo preocupação com o horário a ser consumido.

4) MORANGO, BANANA E CACAU:
Morango = antioxidante, Vitamina C, cicatrizante, fibras, zeaxantinas, flavonoides.
Cacau = Ferro, flavonoides, antioxidantes, serotonina, gordura monoinsaturadas;
Banana = Triptofano, amido resistente, Vitamina C, fibras, magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B, ferro, ácido fólico, manganês.

Benefícios para a saúde: A zeaxantina presente no morango é um composto com propriedades antioxidantes, atuando contra os danos causados pelos radicais livres. A serotonina é um precursor do triptofano ( que também está presente na banana) trazendo para o organismo uma sensação de bem estar e prazer, o que pode auxiliar no bem estar geral. O magnésio é um poderoso vasodilatador o que pode potencializar essa sensação de bem estar presente na serotonina e no triptofano. O conteúdo de vitaminas e sais mineiras nos trazem benefícios para principalmente o combate aos radicais livres e o stress diário do dia a dia, juntamente com o poder dos flavonoides que trazem também o poder antioxidante. Amido resistente é um fibra que atua diretamente no intestino auxiliando no controle de peso e atuando diretamente no controle de glicose, auxiliando na liberação lenta da glicose na corrente sanguínea. O amido resistente pode ser um bom alimento para as boas bactérias do intestino, garantindo um maior bem estar intestinal e saúde.

Púbico alvo: Todas as idades, não havendo preocupação com o horário a ser consumido.


5) MORANGO E BANANA:
Morango = antioxidante, Vitamina C, cicatrizante, fibras, zeaxantinas;
Banana = Triptofano, amido resistente, Vitamina C, fibras, magnésio, , cálcio, vitaminas do complexo B, ferro, ácido fólico, manganês.
Benefícios para a saúde: A zeaxantina presente no morango é um composto com propriedades antioxidantes, atuando contra os danos causados pelos radicais livres. triptofano atua no organismo trazendo uma sensação de bem estar e prazer, o que pode auxiliar no bem estar geral. O magnésio é um poderoso vasodilatador o que pode potencializar essa sensação de bem estar presente na serotonina e no triptofano. O conteúdo de vitaminas e sais mineiras nos trazem benefícios para principalmente o combate aos radicais livres e o stress diário do dia a dia, juntamente com o poder dos flavonoides que trazem também o poder antioxidante. Amido resistente é um fibra que atua diretamente no intestino auxiliando no controle de peso e atuando diretamente no controle de glicose, auxiliando na liberação lenta da glicose na corrente sanguínea. O amido resistente pode ser um bom alimento para as boas bactérias do intestino, garantindo um maior bem estar intestinal e saúde.

Púbico alvo: Todas as idades, não havendo preocupação com o horário a ser consumido.



Mais informações sobre Probióticos, de acordo com as exigências sanitárias da ANVISA, clique no link abaixo.

http://portal.anvisa.gov.br/documents/33864/284972/rdc_02.pdf/a5973663-0139-4ac0-8122-42b79c176843



Observações gerais: Deve ser levado em consideração que todos os benefícios das bebidas acima devem ser conciliados a uma boa alimentação e a prática de atividades físicas regulares.
AVISO LEGAL: As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. 
Exoneração de responsabilidade: O benefício esperado por este produto pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que cada um possui um estilo de vida, alimentação e estado clinico diferente.


Trabalhos científicos sobre PROBIÓTICOS

3 Probióticos Os probióticos são alimentos funcionais, compostos por microrganismos vivos, que atuam na melhora do quadro de disbiose intestinal quando consumidos de forma regular e em quantidade adequada (FONSECA, F.C.P.; COSTA, C.L., 2010). Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 10, n. 3, p. 46-57, 2018. ISSN 2176-3070 50 Para que um probiótico possa ser utilizado na alimentação ou como componente de uma medicação. Ele precisa sobreviver à passagem do trato gastrointestinal e se proliferar no intestino (VANDENPLAS, Y.; HUYS, G; DAUBE G., 2015). Os probióticos são encontrados em alimentos fermentados, como iogurtes e/ou suplementos que contém microrganismos vivos e atuam de forma benéfica no desenvolvimento da microbiota intestinal. Também são conhecidos como bioterapêuticos, bioprotetores e bioprofiláticos, por prevenirem infecções entéricas e gastrointestinais (JACOBY, J.T.; GUZZON, S.; ROESCH, L.F.W.; MENDES, R.H; 2017; MORAES, F.P.; COLLA, L.M, 2006). No Brasil, podem ser encontrados em formas farmacêuticas (cápsulas ou saches) ou naturais (leite fermentados, iogurtes, queijos, sorvetes e outros alimentos vegetais fermentados), podendo conter apenas um probiótico, ou um conjunto deles (FERREIRA, G.S., 2014). Os probióticos podem ser utilizados como suplementos na dieta, com objetivo de melhorar a saúde, promovendo a melhora das funções naturais do corpo (MATSUBARA, V.H., 2016). Em um intestino saudável, predominam os microrganismos benéficos e promotores de saúde. Eles pertencem aos gêneros Lactobacillus (L) e Bifidobacterium (B). Como probióticos podemos destacar os seguintes Lactobacillus: L. casei, L. acidophilus, L. delbreuckii subsp. bulgaricus, L. brevis, L. cellibiosus, L. lactis, L. fermentum, L. plantarum e L. reuteri. e as bifidobacterias: B. bifidum, B. longum, B. infantis, B. adolescentis, B. thermophilum e B. animalis. Existem ainda algumas bactérias ácidas-lácticas, consideradas probióticos que são as Enteroccocus, faecalis, Enteroccocus faecium e Sporolactobacillus inulinus (MORAES, F.P.; COLLA, L.M., 2006). Na microflora intestinal, os probióticos atuam na formação de uma barreira protetora, impedindo as bactérias de ligarem-se aos seus receptores, sendo excluídas do meio (FONSECA, F.C.P.; COSTA, C.L., 2010). Atuam também no trato gastrointestinal diminuindo diarreias, aliviando sintomas de intolerância a lactose e de síndrome do intestino irritável, combatem e previnem colite pseudomembranosa e diarreias associadas ao uso de antibióticos (MATSUBARA, V.H.; 2010). Os probióticos devem, portanto, ser administrados com cautela em indivíduos que fazem uso de varfarina e imunossupressores, como a ciclosporina, a tacrolimus, a azatiprina e osagentes quimioterápicos, pois podem causar infecções ou colonizações (FARJADO, A.C.S., 2015).

RELAÇÃO ENTRE CANDIDÍASE DE REPETIÇÃO, DISBIOSE INTESTINAL E SUPLEMENTAÇÃO COM PROBIÓTICOS: UMA REVISÃO Rafaela Mulinari Paludo1 , Débora Marin2
Baixe o estudo completo

A levedura da cerveja é um tipo de fungo (Saccharomyces cerevisiae) usado para fazer cerveja, daí o seu nome. O levedo de cerveja é um subproduto do processo de fermentação, com sabor ligeiramente amargo, cor amarela-acastanhada e odor característico. Ele contém uma variedade de nutrientes importantes e oferece uma enorme gama de benefícios à saúde.

Principais nutrientes

A principal qualidade do levedo de cerveja é sua impressionante concentração de proteína de fácil digestão. Metade do seu peso é pura proteína: em 100 gramas de levedo estão contidas 50 gramas de proteína completa, ou seja, com todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso corpo não fabrica e que precisam ser ingeridos na alimentação. Isto torna o levedo uma fonte proteica excelente para todos e especialmente para vegetarianos e veganos.
A proteína é necessária para o organismo por inúmeros motivos, incluindo o crescimento e a reparação dos órgãos, músculos e células, proteção contra infecções, produção de enzimas e hormônios, e muitas outras funções. Para os praticantes de musculação esta oferta de proteína de fácil assimilação é bem-vinda e ajuda na hipertrofia e na recuperação pós-treino.
O levedo apresenta níveis excelentes de vitaminas do complexo B. Ele é muito rico em B1, B2, B3, B6, folato, e contém doses modestas de B12. Todas estas vitaminas desempenham em conjunto um papel importante no metabolismo celular, produzindo energia e ajudando a manter a função cerebral. O complexo B também é essencial para a pele, unhas e cabelos bonitos e saudáveis.
Além disso, as vitaminas B têm impacto na queima (oxidação) de gordura, no sono, na saúde do sistema nervoso e no stress, no cansaço físico e mental, na visão, no sistema digestivo e na função hepática.
Levedo de cerveja ainda contém uma gama de minerais como cromo, selênio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e ferro. O cromo presente no levedo é bem absorvido e ajuda a manter os níveis de açúcar do sangue em níveis saudáveis. O selênio participa de muitas enzimas importantes para o metabolismo, dentre elas a glutationa, uma poderosa enzima com ação antioxidante.

Benefícios do levedo de cerveja

Ação pró-DNA: O levedo é uma boa fonte de nucleotídeos (ou ácidos nucleicos), que são os blocos que formam o DNA e o RNA. O DNA dá a característica genética de cada organismo vivo, e o RNA é o mensageiro que carrega as instruções do DNA às células do nosso corpo. Assim o levedo ajuda a manter as células saudáveis, fornece mais energia, protege contra queda de cabelo, mantém a pele bonita, previne a degeneração macular senil, doença cardíaca e câncer, e melhora a função cerebral.
Reforço no sistema imunológico: A betaglucana é um composto natural derivado de paredes celulares de fungos e leveduras, e tem sido estudada desde a década de 40. A betaglucana presente no levedo de cerveja ativa macrófagos (um tipo de glóbulo branco) e eles são a linha inicial de defesa do nosso sistema imunológico contra infecções e crescimento de tumores.
Previne a gastroenterite: O levedo de cerveja atua na inibição do Clostridium difficile, uma bactéria resistente a antibióticos e que causa diarreia, de acordo com pesquisa da Universidade de Utah. Ele também inibe bactérias alimentares como a Salmonella e Escherichia coli, revelou um estudo publicado pelo Journal of Medical Microbiology. O levedo impediu a disseminação da Salmonella para o fígado e melhorou a função hepática, permitindo uma remoção mais eficaz de bactérias da corrente sanguínea.
Ajuda a controlar os níveis de glicose e colesterol: De acordo com um estudo publicado em 2011 no Journal of Trace Elements in Medicine and Biology, o cromo, abundante na levedura de cerveja, baixou os níveis de glicose e colesterol. Ele melhora a tolerância à glicose e reduz a resistência insulínica. A pesquisa revelou que pacientes diabéticos que consumiram o levedo por um período de três meses tiveram uma drástica redução dos níveis de glicose, colesterol total e colesterol LDL. O cromo é um mineral que auxilia na degradação de carboidratos e gorduras para a produção de energia. Os participantes consumiram nove gramas (1 colher de sopa) de levedo de cerveja por dia durante 40 dias. Houve uma redução de 42% nos níveis de açúcar no sangue em jejum, e o LDL baixou 17%.



O levedo de cerveja melhora o trânsito intestinal - Foto: Getty Images
O levedo de cerveja melhora o trânsito intestinal - Foto: Getty Images

Melhora o trânsito intestinal: O levedo de cerveja é um probiótico e assim ajuda a povoar o cólon com culturas de bactérias benéficas. Isto melhora a função digestiva e o trânsito intestinal, combatendo a constipação. Além disso, ele é rico em fibras solúveis, o que também colabora para um movimento intestinal saudável.
Ajuda na perda de peso: O levedo de cerveja contribui para a perda de peso por ser rico em fibras e proteínas, nutrientes que proporcionam saciedade. Contudo, ele não faz milagres, é preciso que venha acompanhado de uma alimentação saudável, ingestão reduzida de calorias e prática de exercícios.

Como consumir

Por ter um sabor pronunciado o ideal é tomar o levedo de cerveja em pó ou em flocos misturado com outros alimentos. Acrescente na vitamina, no suco de frutas ou no iogurte. O café da manhã é um bom momento para ingerir o levedo e começar o dia cheio de energia. Ele também pode entrar na hora do lanche. Se você não tem problema com o sabor o levedo pode ser polvilhado em sopas.

Quantidade recomendada

Uma colher de café é uma boa medida para começar, dobrando a dose a cada dois ou três dias até atingir a dose recomendada de uma a duas colheres de sopa por dia.

Riscos ao ingerir em excesso

Doses excessivas de levedo de cerveja podem causar diarreia, náuseas e gases.
O levedo de cerveja pode reduzir a glicemia de diabéticos que usam medicação. Quem usa uma classe de medicamentos conhecida como inibidores da MAO deve evitar, pois o levedo é rico em tiramina, o que pode levar a uma crise hipertensiva. Seu alto teor de nucleotídeos ricos em purina pode afetar quem tem ácido úrico alto e problemas renais. Mulheres grávidas e amamentando devem ter cautela para não exagerar na dose. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao levedo.

Fonte consultada:

Dra. Tamara Mazaracki, médica nutróloga e pós-graduada em medicina ortomolecular. CRM: 52301716/RJ
https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18237-levedo-de-cerveja



Energy Flavor é um produto de propriedade de VOVÔ PAULINHO LANCHES LTDA – CNPJ 18179921/0001-29 – Produzido e engarrafado artesanalmente, com a puríssima água mineral de Águas Mornas, SC.
Contato: 48 999 61 1546 emporiovovopaulinho@gmail.com





Comentários